Saiba como fazer um planejamento trimestral e apresentação de OKRs

Você conhece a importância de implementar um plano de ação em sua empresa, estipulando objetivos a serem atingidos em um período predeterminado? O planejamento trimestral e apresentação de OKRs (sigla para Objectives and Keys Results, ou seja, um sistema de definição de metas) é uma metodologia que otimiza o desempenho corporativo.

Montar um plano de ação eficiente, capaz de impulsionar os resultados do negócio, é um dos principais objetivos das corporações. Aliás, a falta de estratégias eficientes de gestão é uma das razões do insucesso de várias empresas.

Por essa razão, muitas vezes o planejamento de estratégias para espaços menores de tempo ajuda o gestor a visualizar melhor as necessidades do negócio e alavancar os resultados da empresa. Quer conhecer mais o planejamento e apresentação de OKRs para apresentá-lo a seu time de colaboradores? Então, acompanhe nosso artigo e descubra como impulsionar seus resultados!

Conheça a importância das metas de curto prazo para seu negócio

Em primeiro lugar, é importante entender o que é um planejamento de curto prazo. Em sua empresa, você pode estabelecer metas e definir meios para atingi-las, seja daqui a alguns meses, seja dentro de alguns anos.

Para exemplificar, é possível traçar um objetivo específico a ser atingido dentro de um período restrito (como alavancar as vendas nos meses de final de ano, aproveitando datas comemorativas, como o Natal), ou em um prazo maior (quando você estabelece como meta triplicar o tamanho da empresa em cinco anos).

No ambiente corporativo, um plano de negócios em longo prazo é muito importante. Porém, para conseguir atingir os alvos estabelecidos, é fundamental criar metas periódicas, com objetivos distintos. Assim, a cada etapa superada, sua empresa cresce mais um pouco, dentro de uma base sólida.

O planejamento de curto prazo ajuda sua empresa a visualizar melhor os resultados, evita crises que podem surgir em determinados momentos e contribui para melhorar a performance de produtos ou serviços recém-lançados. Ter um plano significa definir as ações para conseguir atingir os objetivos estabelecidos em um curto intervalo e também identificar falhas antes que comprometam os resultados.

Essa prática é fundamental para o planejamento financeiro das empresas, ainda mais para empreendimentos de menor porte, que não têm capital para investimentos de longo prazo. Para grandes empresas, a vantagem da estratégia é a melhor visualização dos resultados e também das necessidades (como compra de matérias-primas e pagamento de fornecedores, entre outros).

Descubra o que são OKRs e como eles fazem diferença em seu planejamento

O termo OKR define uma metodologia de gestão que se tornou conhecida por ser adotada por empresas ligadas às áreas de tecnologia e inovação (inclusive pelo Google), que tiveram crescimento exponencial em pouco tempo. De maneira resumida, OKR significa:

  • objetivos (O), definidos de forma clara pela empresa e informados a todos os colaboradores;

  • resultados-chave (KR), que são as metas estabelecidas para atingir os objetivos desejados.

Essa metodologia determina que os objetivos devem ser claros e concisos, enquanto as metas podem ser ajustadas com certa periodicidade: no geral a cada três meses, no caso de ações táticas, ou anualmente, para avaliação de estratégias.

Saiba como fazer o planejamento trimestral e apresentação de OKRs

Agora que você já entendeu o que são OKRs e por que adotar um planejamento de curto prazo, veja como implantar essa metodologia para melhorar os resultados da sua empresa:

  • defina os objetivos do trimestre e comunique-os a sua equipe;

  • organize sua equipe em times que possam atender a cada objetivo traçado. É importante que os grupos formados tenham habilidades complementares e afinidade com as metas;

  • envolva cada grupo no planejamento das ações necessárias para atingir os objetivos estabelecidos. Para alinhar os funcionários, é possível utilizar metodologias de gestão;

  • ao estabelecer metas de crescimento para o negócio, mostre a sua equipe a importância da melhoria no relacionamento com os clientes, como estratégia para fidelização;

  • estimule sua equipe a superar os resultados.

Vale lembrar que um bom planejamento estratégico é flexível e pode ser alterado ao longo de seu período de ação, adaptando as ações para contornar os erros que eventualmente sejam cometidos.

Ao promover uma avaliação trimestral, as falhas e acertos da empresa são identificados mais rapidamente, levando à revisão do planejamento. Ao constatar os problemas com agilidade, é mais fácil mudar o plano de ação.

Assim, se a cada trimestre a empresa analisar os resultados de cada grupo, ficará mais simples entender quais são as estratégias bem-sucedidas e quais precisam ser revistas ou mesmo deixadas de lado. O ideal é que o gestor apresente aos colaboradores todos os pontos positivos e defina as melhorias para o próximo trimestre.

Confira a importância da liderança no planejamento

Importante destacar que o líder tem um papel fundamental no processo de planejamento. Além de organizar as equipes conforme suas habilidades, é preciso saber direcionar e motivar as pessoas para que os objetivos sejam alcançados. A liderança é fundamental, qualquer que seja o tamanho da empresa.

A equipe, por sua vez, tem também um papel essencial na estratégia. Quando os funcionários são corretamente envolvidos nas ações e planejamento corporativo, normalmente passam a entender melhor qual o seu papel e objetivo na organização, e isso contribui para a motivação e melhoria no desempenho.

É importante que o líder defina formas de valorização dos pontos positivos de sua equipe, por meio de premiação ou recompensas, ou por outras ações que possam demonstrar o reconhecimento da empresa. Assim, é preciso observar as necessidades de cada colaborador e entender quais são suas motivações.

A adoção de metodologias de gestão, como o OKR, auxilia os gestores a atingirem as metas mais facilmente. Dessa forma, a adoção do planejamento trimestral, aliada à aplicação de OKRs, é uma maneira de definir metas em períodos mais curtos de tempo e verificar, periodicamente, se as práticas adotadas estão sendo eficientes.

O uso de ferramentas, como o software EPA – Estratégia para Gestão, contribui para garantir melhores resultados na aplicação da metodologia de planejamento trimestral e apresentação de OKRs. O EPA simplifica a definição e organização de metas e objetivos, tanto de curto quanto de longo prazo, e contribui para o desenvolvimento de competências, por meio de indicadores de desempenho.

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