Conhecer os vários tipos de avaliação de desempenho é uma maneira de tornar a gestão de pessoas mais direcionada, afinal, é uma estratégia que ajuda a conhecer melhor os profissionais e a desenvolver programas de treinamento que agreguem aos colaboradores e à empresa.
Há diversos modelos de avaliação que podem ser aplicados de acordo com a necessidade e objetivos da corporação. Se você quer melhorar a performance da organização como um todo, conheça os tipos de análise de desempenho e escolha o mais adequado!
O que é avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta que viabiliza a administração de talentos ao mensurar a performance de um indivíduo ou grupo. Trata-se de um processo de identificação e análise do comportamento e produtividade do colaborador, levando em consideração suas responsabilidades e resultados.
Como principais benefícios, a avaliação de desempenho ajuda na administração estratégica da empresa, identificando e desenvolvendo competências em prol do crescimento corporativo. Apenas com a aplicação da análise de performance é possível compreender quais são os talentos dos funcionários e propor intervenções para que as habilidades faltantes sejam desenvolvidas.
Como aplicar a avaliação de desempenho?
Uma avaliação de desempenho séria, independentemente do modelo escolhido, requer metodologia adequada para que traga resultados. Para isso, é preciso definir o que vai ser avaliado (comportamento, habilidades técnicas, vendas, produtividade etc), para que então seja definido o método ideal, de acordo com as práticas corporativas e as características da equipe.
Após a aplicação, é indispensável que seja feito um feedback sério, afinal, o avaliado precisa entender o que deve ser melhorado e como a organização o vê. Esse feedback também colabora para a transparência do processo.
Além disso, a avaliação de desempenho requer ações que aproveitem a prática para trazer resultados. Com os dados coletados durante a análise, a organização pode propor treinamentos, programas de desenvolvimento ou, ainda, mudanças na cultura organizacional que viabilizem a criação de uma liderança mais empática e de equipes mais engajadas.
Quais são os principais tipos de avaliação de desempenho?
Podemos indicar 7 modelos de avaliação de desempenho amplamente usados e que trazem excelentes resultados.
1. Autoavaliação
Na autoavaliação, o funcionário é estimulado a pensar sobre o seu próprio desempenho e é feita dentro de critérios preestabelecidos pela empresa. Esse tipo de avaliação geralmente é feito em duas etapas. Na primeira, o profissional faz uma observação sobre suas atitudes. Na segunda fase, discute essas respostas com o gestor. A grande vantagem desse modelo é a possibilidade de uma reflexão interna mais profunda, na qual o colaborador pode levantar dificuldades particulares que impedem uma performance plena.
2. Avaliação da equipe
Como o próprio nome indica, nesse modelo a equipe é avaliada como um todo, levando em consideração a soma dos esforços e os resultados alcançados, assim como a interação entre seus membros. Essa avaliação possibilita a realização de ajustes para um melhor alinhamento entre as pessoas, aproveitando ao máximo os talentos individuais e ajudando a coordená-los em um contexto mais amplo.
3. Avaliação 180°
Também conhecida como avaliação conjunta, no modelo 180° a análise é feita pelo superior direto e pelo próprio funcionário. A principal vantagem que essa abordagem traz é a discussão sobre a performance do colaborador e o que pode ser melhorado, abrindo um canal de comunicação que ajuda no desenvolvimento do profissional e da empresa. Esse modelo funciona melhor em organizações com uma política de feedback já enraizada na cultura corporativa, pois é preciso maturidade de ambas as partes para que a conversa seja produtiva.
4. Avaliação 360°
Na avaliação 360°, o colaborador é analisado pelos seus colegas e pelo líder imediato, além de fazer uma autoavaliação, o que dá uma visão completa de suas competências e da qualidade de relacionamento com a equipe. Trata-se do modelo mais comum dentro das grandes corporações.
Para que traga resultados reais, essa avaliação deve manter as pessoas que participaram e suas respostas sob anonimato. Isso porque o receio de que as análises sejam divulgadas pode fazer com que o participante não seja honesto durante a avaliação.
5. Escala gráfica
A avaliação de desempenho feita por escala gráfica se baseia em um formulário organizado em duas colunas. Na primeira, são listados os aspectos que serão avaliados, como pontualidade, criatividade, assiduidade etc. Na segunda coluna, são atribuídos valores a cada um desses aspectos, numa escala que pode ir de péssimo a ótimo ou de 0 a 5.
A escala gráfica é muito fácil de ser realizada e mensurada, porém, não permite uma avaliação mais aprofundada das características dos funcionários. Por isso, geralmente ela é aplicada em conjunto com outras avaliações mais completas, como a 360°.
6. Avaliação por competências
A avaliação por competências vai além do desempenho do funcionário, analisando três importantes aspectos:
- C de conhecimento, que são as habilidades cognitivas e indicam se o trabalhador sabe o que fazer;
- H de habilidades, indicando se o profissional consegue fazer o trabalho;
- A de atitude, que mostra se o trabalhador realmente quer desempenhar a tarefa.
Esse tipo de análise é feita pelo próprio funcionário (que faz uma autoavaliação) e pelo gestor direto. Em cima dos resultados, é traçado um plano de ação para melhorias.
7. Avaliação por objetivos
Criada na década de 50, a avaliação por objetivos leva em consideração o desempenho do profissional de acordo com as metas estipuladas pela empresa, abrindo espaço para o levantamento dos pontos que podem ser melhorados.
Esse modelo de avaliação revê três pontos importantes:
- a revisão e o cumprimento das metas;
- a avaliação do comportamento do profissional;
- a estimativa da empresa em relação ao crescimento do colaborador, avaliando o seu potencial.
Conhecer os tipos de avaliação de desempenho, saber dos seus fundamentos e entender sua importância para a corporação são passos importantes para um RH realmente estratégico, voltado para o máximo aproveitamento do capital humano e capaz de apoiar a tomada de decisões.
Agora que você já sabe dos principais tipos de avaliação, que tal saber um pouco mais sobre gestão de pessoas?