A maneira como nós conhecemos o trabalho nos dias de hoje tem mudado rapidamente. De funções cada vez mais específicas até os espaços que demandam profissionais mais capacitados, temos aí um novo conceito, o famoso Job Crafting. Você certamente já ouviu falar sobre ele. Não? Então, calma, pois agora vamos tratar sobre esse assunto!
A grande oferta de informações e de tecnologia, além da automatização de muitos processos do nosso dia a dia em uma empresa, são apenas alguns elementos que acabaram levando para essa nova realidade.
Continue a leitura do texto para que você descubra mais sobre o Job Crafting e sua relevância em uma organização. Aproveite!
O que é o conceito de Job Crafting e como que ele surgiu?
O conceito de Job Crafting diz respeito a uma forma de reconstruir o significado do termo trabalho, indo totalmente de encontro à ideia de responsabilidades. O foco está exatamente em fazer com que as tarefas da profissão sejam mais produtivas a partir de uma iniciativa mais afetiva com os trabalhos desempenhados.
O conceito surgiu de que maneira? Bom, foi por meio de uma pesquisa desenvolvida por duas professoras de ensino superior, a Jane Dutton, docente na Universidade de Michigan e a Amy Wrzesniewski, da Yale School of Management.
A pesquisa foi realizada em 2001 e investigou um grupo de profissionais que tinham seu trabalho pouco valorizado. Foram feitas entrevistas com um grupo de um hospital que trabalhava com a limpeza para verificar as diferentes análises de pessoas com o mesmo emprego.
O resultado foi muito diferente na maneira como cada profissional olhava o seu trabalho. A primeira equipe trabalhava por obrigação, tendo pouco contato social e com o objetivo apenas de ter o seu salário no final do mês. Já o segundo grupo percebia um sentido para a função que desempenhava, avaliando sua função como parte do processo de tratamento dos indivíduos.
O Job Crafting, portanto, foi o conceito utilizado para traduzir aquilo que ocorreu com a segunda equipe, a qual atribuiu valor ao seu trabalho. Logo, o conceito trata-se de uma definição para redesenhar o significado da própria função exercida. Sendo assim, é quando os trabalhadores são coautores de suas funções no trabalho que desempenham.
Podemos dizer, então, que o Job Crafting é um conceito no qual os profissionais podem deixar as suas funções mais alinhadas e com sentido. A partir de uma reconfiguração, eles podem transformar o seu trabalho, nem que seja em alguns pontos.
Qual é a importância em aderir ao conceito?
A pesquisa feita pelas educadoras garantiu que os gestores tivessem um novo olhar sobre o modo como os seus trabalhadores veem as suas funções, em que eles perceberam como atitudes mínimas que são incluídas na rotina podem agregar sentido e muito valor ao funcionário.
Cada profissional faz uma determinada atribuição para uma função exercida por ele, na qual é possível ter pessoas que estejam com motivações distintas, influenciando diretamente nas qualidades das atividades desenvolvidas.
Quando os funcionários são capazes de compreender as vantagens que a execução das tarefas pode trazer, tanto para a organização quanto para os outros profissionais, o prazer em trabalhar com aquela função aumenta significativamente, trazendo muito mais produtividade e eficiência na execução das funções.
Dessa forma, os funcionários passam a ver qual é o real sentido para aquilo que estão fazendo, tendo uma noção maior de quais são os impactos quando não atingem a qualidade desejada para o produto ou serviço.
Quais os benefícios do Job Crafting?
Tal postura proativa quanto à própria função exercida em uma empresa traz vários benefícios para os empreendimentos.
Quando o profissional sente que está realizando algo com muito sentido, ele certamente vai se dedicar, não ficando preso às delimitações do trabalho. Ele vai pensar em como pode contribuir mais, tornando-se muito mais comprometido com suas tarefas e cada vez mais produtivo.
Um trabalhador feliz acaba criando uma grande conexão com a sua função e, com isso, se engaja com a empresa, sentindo uma liberdade para trabalhar com criatividade, produzir com mais qualidade e trazer uma visão mais apurada dos processos.
Tudo parece ótimo, concorda? Ter a sensação de que está em um trabalho muito bom e de acordo com todos os seus objetivos de vida é muito relevante para os profissionais.
Uma pesquisa aponta que 70% dos trabalhadores no Brasil pretendem mudar de função. Qual seria a maior motivação para esse desejo? Bom, segundo informações do levantamento, os profissionais querem encontrar um trabalho que seja mais alinhado às suas perspectivas.
Já pensou nessa quantidade de colaboradores querendo deixar o seu negócio? Grande parte é por causa de fatores que você pode resolver. Lembre-se de que interferir nessas situações é o mesmo que diminuir prejuízos relacionados à produção, à parte financeira da empresa e também prejuízos intelectuais, tudo ligado ao turnover.
A importância de manter os talentos em sua empresa e evitar que migrem para os concorrentes é imensurável!
Considerar aumento de salários, melhorar os benefícios e criar mais oportunidades para os profissionais da empresa são algumas atitudes que o RH e gestores podem fazer para que garantam os talentos no time, tornando-os mais produtivos e felizes com as suas funções.
Enquanto a finalidade pode ser mais subjetiva, as organizações podem oferecer auxílio no processo de Job Crafting e, com isso, incentivar o profissional a enxergar como o seu trabalho pode se alinhar aos seus valores para que se sinta mais feliz no trabalho.
As principais vantagens do conceito são, portanto:
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valorização da função;
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engajamento com a empresa;
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comprometimento;
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bem-estar;
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maior produtividade e satisfação;
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melhor performance de trabalho;
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curiosidade para experimentar métodos novos;
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impactos positivos na liderança;
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maior criatividade.
Por que aplicar o Job Crafting o quanto antes na empresa?
Em um mercado tão competitivo, o Job Crafting consegue conquistar cada vez mais espaço. A redução de investimentos acaba demandando que os profissionais realizem adaptações nos seus setores de atuação com o propósito de atingir melhores resultados.
Sendo assim, é questão de sobrevivência fazer Job Crafting nas empresas. Afinal, sem ele, a tarefa de alcançar os resultados torna-se muito difícil. Por isso, compreendemos perfeitamente que a estratégia faz parte da adaptabilidade e da inovação do trabalho, além de conduzir colaboradores de modo mais claro com os seus pontos fortes, interesses e talentos.
Em longo prazo, se isso acontecer como uma parte da cultura de um local de trabalho, sem dúvidas, toda a empresa passa a atuar de maneira muito mais produtiva. E isso apenas graças ao fato de que os trabalhadores estarão bem inseridos, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do negócio. Enfim, o Job Crafting é extremamente necessário na sua empresa, caso você deseje alcançar sucesso!
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