Falando da maturidade de uma pessoa, nos referimos, na maioria das vezes, ao conhecimento que ela adquiriu ao longo do tempo e como ela domina esse conhecimento e consegue transformá-lo em ação.
Sobre uma organização, o conceito de maturidade é o mesmo. Dessa forma, dizemos que o nível de maturidade da estratégia está associada ao conhecimento adquirido ao longo do tempo de serviço e como esse conhecimento é transformado em estratégias para resultados efetivos.
A maturidade da estratégia empresarial está relacionada a como a estratégia está sendo planejada, implementada, executada e gerenciada dentro da empresa.
Conhecer e identificar o nível de maturidade da estratégia de uma empresa é um diferencial importante, quando se quer esclarecer os aspectos no planejamento que estão gerando problemas e atrapalhando o desenvolvimento do negócio, ajuda a potencializar as áreas de oportunidades e facilita e orienta os pontos a serem desenvolvidos.
De modo geral, esse diagnóstico abrange três níveis:
- Empresas que não possuem nenhum método ou procedimento formal de gerenciar a estratégia.
• Organizações que já possuem algum gerenciamento, ferramentas e, em certos casos, a empresa já estão em fase de integração com a estratégia .
• Organizações que já estão totalmente integradas à estratégia, com objetivos definidos e apoio da liderança.
A variação de maturidade vai depender do quanto a empresa leva em consideração o planejamento estratégico e uma política de melhoria contínua.
Para pequenas e médias empresas brasileiras que não têm profissionais de gestão para fazer esta análise, contratar uma empresa de consultoria pode fazer uma análise mais aprofundada e analisar como está a estratégia da empresa é uma boa solução, uma vez que é possível obter uma avaliação detalhada e, em cima disso, delinear um planejamento compatível com o negócio e mercado.
É importante ter em mente que uma estratégia bem delineada faz toda a diferença quando se quer de entrar em novos segmentos, uma vez que é possível saber se a sua empresa está preparada para o mercado, especialmente em relação à concorrência.