Mapeamento de competências: o que é e como impacta nas normas de qualidade

O mapeamento de competências já é uma exigência de uma gestão de pessoas eficiente e estratégica dentro da empresa. Porém, na atualidade, esse assunto também faz parte da gestão de qualidade como um todo, sendo uma das recomendações das normas de qualidade.

Portanto, se você quer melhorar a qualidade dos processos e produtos da organização e garantir, inclusive, um certificado ISO, é essencial que entenda mais sobre o assunto e comece a implementá-lo no negócio.

Quer saber o que é e como adotar o mapeamento de competências na sua empresa? Então, continue a leitura deste artigo e descubra!

O que é o mapeamento de competências?

Cada área e atividade executada pelos colaboradores da sua empresa exige determinadas habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais. Além disso, existem atitudes compartilhadas por todos os membros do negócio, de acordo com a área de atuação e a cultura organizacional.

É aí que entra o mapeamento de competências. Ele é exatamente esse processo de identificar quais são aqueles talentos necessários para que o profissional ocupe determinado cargo dentro da organização.

Portanto, é uma via de mão dupla, o que significa que é necessário mapear, também, as aptidões dos cargos da organização, ou seja, o que é exigido do profissional para que ele realize as atividades a ele delegadas.

Além disso, é preciso esquematizar os conhecimentos dos colaboradores, de forma a definir quais eles já têm, assim como talentos e comportamentos que devem ser aperfeiçoados por meio de programas de treinamento e capacitação.

Qual a influência do mapeamento de competências nas normas de qualidade?

O mapeamento de competências foi incluído nas normas de qualidade da ISO 9001 em 2015. Desde então, essas normas apresentam um tópico específico, destinado às diretrizes relacionadas à gestão de qualidade exigida para uma organização.

Segundo as normas de qualidade, é necessário que a empresa determine as qualificações necessárias para a realização das atividades por parte dos colaboradores. Nesse aspecto, é importante levantar os três elementos básicos de uma competência: conhecimentos, habilidades e atitudes — o famoso CHA.

Além disso, as normas de qualidade indicam a necessidade de assegurar que os profissionais tenham a capacitação necessária para realizar as suas atividades. Quando isso não ocorrer, a empresa deve fornecer meios para que eles se desenvolvam e cresçam dentro do negócio, utilizando treinamentos e programas de aperfeiçoamento para atingir esses objetivos.

Por fim, a ISO 9001 exige que todo o processo seja documentado. Além disso, é importante ter indicadores que evidenciem a eficiência e eficácia das ações tomadas pela empresa em relação ao mapeamento e desenvolvimento de competências por parte da equipe.

Como fazer o mapeamento de competências na sua empresa?

Como você pode perceber, o mapeamento de competências não é importante apenas para a gestão de recursos humanos, mas para a empresa como um todo, impactando a gestão de qualidade do negócio. Portanto, confira agora algumas dicas para implementar esse processo no seu negócio!

Liste as competências

Comece listando as aptidões e defina cada uma delas. Para isso, é preciso ir além do conceito propriamente dito, utilizando exemplos práticos que evidenciem como cada uma das habilidades é observada no dia a dia da organização.

Observe as atividades de cada cargo

Após um entendimento do conceito de cada competência, é importante que você entenda as atividades realizadas pelos cargos na empresa. Entenda qual a principal função de cada colaborador, o que é esperado dele, quais os resultados ideais que podem ser gerados e os conhecimentos, habilidades e atitudes que precisam ser exibidos por cada um.

Faça questionários

Além de observar o trabalho da equipe, é importante questionar os colaboradores sobre as atividades realizadas por eles. Portanto, faça questionários com perguntas abertas e fechadas sobre as tarefas de cada um e o know-how que eles acreditam que seja necessário para gerar os melhores resultados possíveis.

Estruture o mapeamento

Com os dados em mãos, é hora de estruturar o mapeamento de competências da sua empresa. Cruze as informações sobre as atividades realizadas pelos colaboradores com as relacionadas a cada uma das habilidades deles. A partir disso, você tem em mãos uma lista de qualificações exigidas para cada um dos cargos do negócio.

Valide as informações com os colaboradores

Após o mapeamento, é importante validar as informações com os colaboradores que efetivamente realizam essas atividades. Portanto, questione cada um deles sobre as impressões relacionadas ao processo e colete feedback a respeito da adequação de cada uma das aptidões mapeadas em relação à realidade das tarefas realizadas.

Quais são os benefícios do mapeamento de competências para a gestão da qualidade?

O mapeamento de competências gera uma série de benefícios para a sua empresa. Descubra agora os principais deles!

Permite o desenvolvimento do time

O mapeamento de competências permite que você identifique quais são as habilidades que devem ser desenvolvidas pelo seu time de colaboradores para que eles gerem mais e melhores resultados para a empresa. Dessa forma, além de melhorar o rendimento do time, ainda abre portas para que eles ocupem outros cargos e façam carreira dentro da empresa.

Aumenta a qualidade de processos e projetos

Com colaboradores mais capacitados, os processos internos da sua empresa ganham mais qualidade. Isso também impacta os projetos e produtos para o cliente final, que fica mais satisfeito com a empresa, aumentando níveis de fidelização e os lucros do negócio.

Abre portas para a certificação ISO 9001

Por fim, o mapeamento de competências é uma das exigências das normas de qualidade da ISO 9001. Portanto, ao implementar esse processo, você ainda pode alcançar essa tão desejada certificação.

O mapeamento de competências é um processo extremamente importante, tanto para a gestão de pessoas quanto para a qualidade da empresa como um todo. Além de trazer benefícios para os colaboradores, esse processo ainda abre portas para que você alcance a certificação ISO 9001, além de atrair e fidelizar mais clientes no seu negócio. Então, o que você está esperando para começar?

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