Entenda a importância da gestão de qualidade!

Você sabe qual é a importância da gestão de qualidade em uma empresa? Apesar do que muitos acreditam, ela não serve apenas para buscar certificados gerais (como o ISO, ONA etc.) ou para passar pela auditoria.

Pelo contrário, essa é uma peça extremamente relevante no cotidiano de uma empresa saudável.

Além da gestão da empresa, há outros elementos que também são afetados pela gestão de qualidade, como os colaboradores, os fornecedores e aqueles que trabalham junto ao negócio. Isso tudo é independente do porte, da abrangência do público e do ramo de atuação do empreendimento.

Então, quer saber mais sobre esse conceito e as suas inúmeras vantagens? Continue lendo e confira como uma consultoria nessa área pode ajudar a sua empresa na implementação de uma boa gestão de qualidade!

O conceito de gestão de qualidade e suas principais vantagens

A gestão de qualidade pode ser compreendida como um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, melhorando os seus produtos e serviços e garantindo a satisfação dos clientes. Em outras palavras, trata-se de uma estratégia de busca permanente de elevados padrões, a fim de aprimorar o desempenho dos processos, produtos, pessoas e ambiente de trabalho. Para isso, são usados vários métodos, filosofias e tecnologias distintas.

Essa grande preocupação com a qualidade ganhou força no período pós-guerra, no Japão. As organizações precisavam ganhar mercado e melhorar a sua reputação, logo, passaram a investir cada vez mais no assunto. Com isso, surgiu uma série de métodos de gestão total de qualidade.

Hoje, existem três principais pilares nesse sentido: a busca de melhoria contínua, a comunicação e o uso de tecnologias adequadas. São muitas as vantagens de investir nessa estratégia, as quais permeiam as várias áreas, equipes e processos da empresa. Confira, a seguir, as principais delas:

Melhoria da produtividade dos colaboradores

A gestão de qualidade proporciona um aumento considerável da produtividade da força de trabalho de uma empresa. Afinal, os seus processos de produção passam a ser muito mais eficientes.

Aqui, é fundamental deixar claro que a produtividade não significa apenas produzir mais em menos tempo, mas também produzir com menor custo e alta qualidade. E essa otimização de resultados provocado pela estratégia ainda ajuda a manter os funcionários bem mais motivados, além de garantir um ambiente mais saudável.

Aumento na satisfação e fidelização dos clientes

A gestão de qualidade também contribui significativamente para o aumento na satisfação dos clientes. Isso gera, sem dúvidas, uma taxa maior de fidelização, uma vez que os consumidores se sentem mais seguros ao saberem que as suas necessidades e desejos serão atendidos pelos serviços ou produtos oferecidos pelo negócio.

Redução de custos em todos os processos de produção

Calcular quanto custa investir na qualidade é uma tarefa bem fácil, basta que você tenha tudo anotado. Medir o contrário, por outro lado, é bem mais complexo. Nesse sentido, a falta de qualidade certamente causará vários custos. Confira alguns deles:

  • descarte;
  • recall;
  • retrabalho;
  • danos à marca;
  • reclamações dos clientes.

Investir na qualidade é um modo de suavizar problemas como esses, assegurando que eles sejam cada vez mais raros no seu negócio. Assim, a empresa poderá progredir, fazer operações com maior lucratividade e atuar de maneira mais “enxuta”.

Aumento da competitividade no mercado

Como você viu, a partir do momento em que o empreendimento faz uma gestão eficiente de qualidade, a sua produtividade é maior, os custos de produção são reduzidos e os clientes ficam muito mais satisfeitos. Todos esses fatores, consequentemente, possibilitam a conquista de mais espaço no mercado, ganhando cada vez mais visibilidade e competitividade.

A importância da gestão de qualidade para revolucionar um negócio

Além de transformar um negócio, a gestão de qualidade pode garantir uma saúde financeira muito mais alinhada. Isso porque as empresas que adotam essa estratégia acabam focando mais nas necessidades e nos desejos dos seus clientes.

Assim, elas colocam seus padrões de qualidade lá no alto, de tal modo que eles se tornam perceptíveis ao público. Ou seja, a excelente oferta de serviços ou produtos deixa de ser apenas “conversa de vendedores”, tornando-se algo concreto. A consequência disso é uma imagem positiva da marca diante da sociedade, a partir da influência orgânica desses consumidores satisfeitos em seus grupos de relacionamento.

Ao conseguir trabalhar de modo mais eficiente, como vimos, a empresa acaba produzindo mais, reduzindo os seus custos operacionais, fidelizando um bom percentual dos clientes e — obviamente — tornando-se mais competitiva no mercado. Então, você já sabe o que acontece, não é mesmo? É claro que os lucros sobem!

Tudo isso explica o tamanho da importância da gestão de qualidade para um negócio conseguir se manter e crescer na sua área. Lembre-se, no entanto, de que é preciso investir continuamente nessa estratégia.

Muito mais do que apenas investir em obter serviços, produtos e processos otimizados, a empresa deve pensar na melhoria constante — isso é o que garantirá novas oportunidades de desempenho a curto e longo prazos. Lembre-se de que, por melhor que uma determinada etapa pareça, é sempre possível otimizá-la. Afinal, o que é novo e atualizado hoje, não o será amanhã.

O auxílio de uma consultoria na implementação da gestão de qualidade

Algumas medidas são essenciais para implementar a gestão de qualidade na sua organização. É fundamental, por exemplo, entrar com o processo para obter certificações, como a ISSO 9000, além de seguir os protocolos indicados pela ABNT, assim como os manuais de referência para o setor.

Além disso, contar com a ajuda de uma consultoria especializada pode ser fundamental para garantir todo esse processo. Tendo experiência e conhecimento técnico, ela irá até a sua empresa para analisar todos os seus processos e indicar as alterações que precisam ser colocadas em prática.

Essencial também é contar com uma ferramenta que possa controlar todo esse processo e garantir o monitoramento e tratativas em tempo real, conheça o software EPA – Estratégia para Ação.

Enfim, sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo. Atualmente, muitas empresas acabam fechando as portas antes de completarem 5 anos de atividade. Isso mostra como as organizações que não seguem a filosofia de melhoria contínua acabam se tornando menos competitivas.

A boa notícia é que as empresas que se preocupam com essa qualidade podem promover diversas mudanças positivas. Assim, como vimos, seus produtos passam a ser mais potentes, os funcionários ficam mais motivados, os processos se tornam mais ágeis e a quantidade de erros/acidentes diminuem significativamente!

Agora que você já sabe tudo sobre a importância da gestão de qualidade para a sua empresa, não deixe de investir para conquistar todos esses benefícios! Se ficou interessado, entre em contato conosco e veja como podemos lhe ajudar.

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