Para sobreviver em um mercado competitivo, qualquer negócio precisa contar com uma estratégia bem definida. Para que essa estratégia seja alcançada, é necessário construir um planejamento estratégico.
Esse planejamento funciona como um mapa e é por meio dele que as empresas definem a missão, visão, valores e objetivos estratégicos. Por isso, é de extrema importância conhecer as etapas desse processo, bem como entender os seus benefícios.
Se a sua empresa já tem um planejamento, mas ele parece não estar funcionando, este post chegou no momento certo! Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o processo de planejamento estratégico, bem como suas etapas. Continue a leitura!
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico consiste em um processo gerencial sistemático e contínuo que permite determinar qual rumo a organização deve seguir para alcançar o seu propósito. Esse planejamento é essencial para o sucesso de qualquer empresa, independente do porte.
Esse processo inclui a análise das informações do ambiente interno e externo da organização, com o objetivo de formular ações que conduzam à expectativa do lugar onde se quer chegar.
Quais os principais pontos do planejamento estratégico?
O planejamento estratégico deve responder às seguintes questões.
- Quem somos?
- Onde estamos?
- O que podemos oferecer?
- Onde pretendemos chegar?
- Como atingir os objetivos?
- Como monitorá-los?
Como você pôde perceber, a formulação do planejamento estratégico está relacionada ao longo prazo. Trata-se de definir as ações que elevarão o seu negócio a um patamar superior. Um dos grandes erros das empresas é gastar tempo discutindo questões de curto prazo como metas e orçamentos anuais.
Qual a sua importância para o negócio?
Um planejamento estratégico bem delineado pode trazer diversos benefícios práticos a uma empresa. O primeiro deles se refere à visão sobre o ambiente interno da instituição e o contexto externo. A organização, como um todo, passa a ter uma visão mais clara de seus objetivos, facilitando o cumprimento dos mesmos.
Isso melhora visivelmente os fluxos de trabalho em uma empresa, fazendo com que os processos internos se tornem mais ágeis e assertivos. A partir do momento em que se sabe aonde se quer chegar, fica mais fácil definir as tarefas.
As decisões também se tornam mais racionais, uma vez que devem estar lastreadas em dados e alinhadas ao que foi definido no planejamento estratégico. Além disso, ocorre um aumento no grau de comprometimento da equipe, uma vez que os colaboradores se sentem importantes ao participarem do processo e se esforçam para cumprir as metas que eles ajudaram a definir.
Esse engajamento da equipe reflete na produtividade da empresa, aumentando, também, a qualidade das entregas. Isso resulta em melhores resultados financeiros para a organização.
Quais são as etapas do processo de planejamento estratégico?
Para facilitar o seu trabalho, vamos apresentar de forma lógica e clara as etapas para a elaboração de um planejamento estratégico.
1. Diagnóstico do ambiente
Nessa etapa, você deverá reunir a equipe para apontar quais são as forças e fraquezas da empresa. Isso consiste em fazer uma análise do ambiente interno da organização. Devem ser apontados os atributos únicos do negócio e aquilo que precisa melhorar para atingir os objetivos.
Além disso, é preciso fazer uma análise do ambiente externo, determinando quais são as oportunidades do mercado e quais são as ameaças à sobrevivência da empresa. Nessa etapa, avalia-se a economia, a política, os avanços tecnológicos, entre outros fatores que não estão no controle da empresa, mas que podem ajudar ou prejudicar o seu desempenho. Para isso, você pode usar a metodologia conhecida como análise SWOT.
2. Filosofia e diretrizes estratégicas
Esse é o momento de definir a missão, visão, valores e objetivos estratégicos da organização. A missão é a razão de ser da empresa, o motivo pelo qual ela existe. Já a visão representa aonde se quer chegar ou quais objetivos se pretende alcançar. Os valores estão muito relacionados à cultura organizacional e podem ser entendidos como os princípios que orientam o comportamento da empresa.
Por fim, os objetivos estratégicos da empresa representam o que deve ser alcançado para que ela cumpra sua missão e sua visão seja alcançada. Esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis, relevantes e ter um prazo para serem alcançados.
3. Definição de metas
O terceiro passo consiste em definir as metas para os diversos setores, alinhadas ao objetivo geral da empresa. Nesse caso, é essencial contar com a participação de toda a equipe, para que essas metas sejam realistas.
4. Controle e monitoramento dos indicadores
Não adianta criar metas incríveis e não monitorar o cumprimento delas. Por isso, para que o planejamento estratégico seja efetivo, é essencial estabelecer indicadores quantitativos e qualitativos de controle de metas, capazes de indicar se os objetivos estratégicos estão sendo alcançados ou não. Se não estiverem sendo alcançados, é preciso alterar algo no planejamento. É isso que confere ao planejamento um caráter dinâmico.
É fundamental distribuir e comunicar as metas à equipe, para que cada colaborador assuma a responsabilidade sobre sua contribuição. Para monitorar os objetivos estratégicos, é recomendado fazer reuniões periódicas com as equipes.
Como engajar seu time no planejamento estratégico?
O sucesso do planejamento estratégico também está relacionado à gestão de pessoas. Se a sua equipe está muito desalinhada aos objetivos estratégicos, é fundamental reverter esse cenário.
Em primeiro lugar, o colaborador deve se sentir importante para a empresa. Para isso, é relevante que o processo de elaboração do planejamento estratégico seja participativo. Em segundo lugar, é preciso demonstrar confiança no trabalho da equipe e criar mecanismos de comunicação para que todas as alterações e definições estratégicas sejam de conhecimento de todos os funcionários.
Outra forma de engajar pessoas à estratégia do negócio é por meio de políticas de incentivo e premiação. Conheça as necessidades dos funcionários e entenda o que eles valorizam. Assim, será mais fácil definir as recompensas pelo cumprimento das metas. Para alinhar o planejamento estratégico e a equipe, você pode utilizar metodologias de gestão, como o BSC (Balanced Scorecard).
Neste post, você aprendeu um pouco mais sobre o processo de planejamento estratégico e quais são as principais etapas para elaborá-lo. Agora, você já pode colocar essas dicas em prática e contar com uma equipe mais alinhada e resultados mais assertivos. A elaboração de um planejamento estratégico exige dedicação e trabalho em equipe e os benefícios demonstram que todo esse esforço vale a pena!
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