Alguns dos principais objetivos do planejamento estratégico das instituições ligadas à saúde é a melhoria da qualidade do serviço prestado e a garantia da segurança dos pacientes.
Cabe aos gestores encontrar meios de alcançar essas metas e uma boa alternativa é por meio do processo de acreditação ONA.
No entanto, antes de solicitar a avaliação para a acreditação, é importante conhecer e entender como funciona o processo, os benefícios e como preparar a organização para receber a avaliação.
Pensando nisso, criamos este texto para ajudar você a compreender melhor o processo de acreditação ONA e saber qual a importância de se tornar uma organização acreditada. Vamos lá?
O que é a Organização Nacional de Acreditação (ONA)?
A ONA é uma instituição privada sem fins lucrativos que avalia e atesta a qualidade das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) do Brasil. Ela é responsável pela coordenação do Sistema Brasileiro de Acreditação, um conjunto de regras e procedimentos lançado pelo Ministério da Saúde e outras organizações do setor para a concessão de certificações em serviços de saúde.
O que é a acreditação ONA?
A acreditação ONA é uma das principais metodologias de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde no Brasil. Foi criada em 1999 baseada em métodos regionais e manuais internacionais de certificação, como da América Latina, Estados Unidos e Inglaterra.
A acreditação segue uma série de regras e medidas que promovem mudanças organizacionais nas instituições de saúde que almejam o selo de acreditação. Essas alterações ajudam a melhorar a qualidade, a credibilidade e os resultados dos serviços de saúde, desde a assistência até a gestão.
O processo de acreditação ONA é voluntário, ou seja, é realizado apenas por decisão da organização a ser avaliada. Assim, não tem função fiscalizadora ou de controle oficial ou governamental, não devendo ser confundido com as avaliações para licenciamento e funcionamento que cabem ao Estado. Além disso, a acreditação é periódica, com prazos de validade para cada certificação, e sigilosa em relação às informações obtidas durante as avaliações.
Quais são as vantagens e os benefícios da acreditação ONA?
Ter o selo de acreditação ONA traz uma série de benefícios tanto para a organização de saúde solicitante quanto para seus colaboradores e clientes. Entre os benefícios, destacam-se:
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melhoria contínua e voluntária: é um processo voluntário que proporciona uma cultura de melhoramento constante da segurança, gestão e qualidade do serviço da organização de saúde;
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maior visibilidade no mercado: a acreditação atesta e garante a qualidade do serviço de saúde, aumentando o reconhecimento, a participação e a competitividade da organização frente ao mercado;
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melhoria do gerenciamento da unidade: influencia diretamente na gestão da organização, aumentando o controle das atividades e o compromisso com os resultados, e reduzindo os erros, custos e retrabalhos;
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integração e otimização dos processos: a metodologia ONA facilita a gestão de processos, melhorando o controle e o fluxo de informações entre os setores e atividades da instituição;
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identificação de riscos e oportunidades: as melhorias no processo permitem a prevenção dos riscos e o aproveitamento antecipado das oportunidades de negócio;
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aumento da satisfação dos clientes: a acreditação faz com que os clientes tenham maior confiança e satisfação nos serviços prestados pela organização de saúde.
Como é o processo de acreditação ONA?
As avaliações das solicitações de acreditação ONA são realizadas pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas vinculadas à ONA, baseando-se nas normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e no Manual Brasileiro de Acreditação específico. Cada avaliação poderá resultar na certificação de um dos três níveis de acreditação ONA: acreditado, acreditado pleno e acreditado com excelência. É importante saber que, para alcançar o selo ONA de cada nível, a organização solicitante deve cumprir os requisitos desse nível e dos anteriores.
Acreditado (nível 1)
A acreditação ONA 1 tem validade de 2 anos e é oferecida às instituições de saúde que atendem aos requisitos de segurança dos pacientes, tanto nos aspectos estruturais quanto nos assistenciais. Para obtenção desse nível é necessária a identificação dos requisitos técnicos e legais mínimos para a existência da organização de saúde, processos definidos, mapeados e padronizados, identificação de riscos e definição de mecanismos de controle.
A organização também deve ter um plano de objetivos e metas organizadas , um modelo de gestão por competências e um sistema de indicadores de segurança e qualidade, além de protocolos clínicos em conformidade com cada perfil.
Acreditado Pleno (nível 2)
A acreditação ONA plena também tem validade de 2 anos e é conferida às organizações que, além de atender aos aspectos de segurança, possuem uma gestão integrada e bem estruturada, com um fluxo de trabalho otimizado e plena comunicação entre atividades.
Para esse nível, além de atender aos requisitos do nível 1, a organização de saúde deve apresentar mecanismos tecnológicos que assegurem e controlem seus processos primários e de apoio. Esses mecanismos devem facilitar o fluxo de informações entre as atividades, permitindo uma maior agilidade ao atendimento de necessidades e diminuição na taxa de erros da instituição.
Além disso, as empresas pleiteantes devem ter um programa de educação continuada, grupos multidisciplinares para melhoria de atividades e uma sistemática de análise crítica implantada.
Acreditado com Excelência (nível 3)
O selo ONA nível 3 é concedido às organizações de saúde que apresentam uma maior maturidade institucional e uma cultura de melhoria contínua. Esse nível é baseado na excelência em gestão e tem validade de 3 anos. Para receber esse nível de acreditação, a organização ou programa de saúde deve atender a todos os requisitos dos níveis 1 e 2, além de apresentar resultados positivos alinhados à melhoria constante e gerenciamento do desempenho de toda a organização.
A informatização nesse nível deve contemplar todo o fluxo de trabalho da organização, com controle total de indicadores de desempenho e avaliação constante de tarefas críticas e resultados obtidos. Deve haver, ainda, um cronograma para análise crítica de processos e um programa para condução de projetos e melhorias.
Agora que você já aprendeu sobre o processo de acreditação ONA, já pode começar a preparar a sua organização para solicitar a certificação.
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