Com o crescimento da competitividade no mercado, fica cada vez mais comum encontrar grandes empresas que adotaram o sistema de Governança Corporativa.
A prática é especialmente importante em organizações que possuem grande capital envolvido e muitos acionistas, sendo assim difícil agregar a responsabilidade das decisões a um único dono. Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC: “Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.”
Este formato de trabalho geralmente é função de um conselho administrativo, que garante transparência e processos de trabalho mais eficientes, deixando tudo à vista e aliando os objetivos dos sócios com os dos gestores e funcionários. Nele, a hierarquia é bem clara, tornando fácil para qualquer envolvido identificar a quem responde e o que é de sua incubência.
É possível inspirar-se na Governança Corporativa e levar o que há de melhor neste formato de trabalho para a sua empresa.
Se você trabalha com uma ou mais pessoas, com certeza sabe a importância de uma reunião. Reunir-se com clientes, funcionários ou sócios faz parte da rotina corporativa. Mas na governança corporativa reunir-se vai muito além de ser lembrado por um cliente ou agendar um horário às pressas para resolver um problema. Aqui, as reuniões são frequentes e com o propósito de monitorar e acompanhar tudo o que é desenvolvido pela sua organização. Parece simples, mas esta é uma das práticas de gestão mais comuns em corporações sólidas e duradouras.
Para explicar melhor, preparamos um roteiro com tudo o que você precisa para uma reunião produtiva e, consequentemente, alcançar bons resultados:
– Como dissemos anteriormente, nada de “apagar incêndios”. Se o objetivo é dar acompanhamento em algum projeto, que tal fixar algumas reuniões periódicas? Assim é possível acompanhar erros e acertos e agir preventivamente, corrigindo e criando novos planos de ação sempre que necessário.
– Convide apenas os envolvidos com aquele projeto. Desta forma, o tema da reunião se desenvolve mais fácil e é possível encontrar soluções rapidamente. Se necessário, agende uma segunda reunião apenas para apresentar os resultados aos interessados.
– Tempo é dinheiro. O objetivo da reunião é ser produtiva e trazer bons resultados à empresa. Por isso, o ideal é não afastar ninguém por um período muito grande de seus afazeres. Lembre-se que após certo tempo as pessoas vão se cansando e tendem a deixar de ser produtivas.
– Defina um responsável pela reunião. Pode ser você ou quem estiver coordenando o projeto. Esta pessoa irá conduzir a reunião, mantendo a discussão dentro da pauta extraindo o melhor aproveitamento de tempo.
– Tenha em mãos balanços, gráficos e registros que possam situar a todos do exato momento em que o projeto se encontra e no que já evoluiu. Indicadores são a melhor ferramenta para auxiliar na tomada de decisões.
– Ao fim da reunião, faça uma ata ou resumo da reunião e envie o quanto antes a todos os envolvidos. Aponte o que foi decidido, deixando claro qual o papel de cada um ao dar continuidade ao projeto.
Para construir de forma mais organizada o histórico dos seus projetos, ter em mãos os resultados de cada reunião e acompanhamento de todos os planos de ações, o ideal é contar com uma ferramenta de gestão como o EPA! – Estratégia Para Ação.
Conheça um pouco mais sobre as soluções do Epa! Estratégia Para Ação para Governança Corporativa e entenda como podemos ajudar você.