Aprenda a usar a pesquisa de satisfação como ferramenta estratégica!

A desmotivação da equipe, quase sempre, se reflete em baixa produtividade, o que afeta diretamente os resultados de sua empresa. Além disso, quando os colaboradores não estão felizes com seus cargos e políticas corporativas, há maior risco de rotatividade e evasão de talentos. Para contornar esse problema, a pesquisa de satisfação interna é fundamental.

O objetivo desse levantamento é detectar quais práticas geram insatisfação e quais são as expectativas dos funcionários em relação à empresa, à carreira e às condições de trabalho, entre outros aspectos. Os resultados ajudam a nortear as decisões que envolvem os colaboradores, contribuindo para a melhoria do clima organizacional.

Quer saber mais sobre gestão de pessoas e como aplicar uma pesquisa de satisfação em sua empresa? Continue a leitura para conhecer melhor essa ferramenta.

Entenda o que é a pesquisa de satisfação

Como explicamos, a insatisfação dos funcionários causa diversos problemas no ambiente corporativo. Quando sua equipe vivencia um momento de desmotivação, a produtividade cai e, com isso, os resultados também despencam. Em muitos casos, uma única pessoa insatisfeita faz com que todo o grupo perca o foco.

Com isso, existe maior risco de desligamento de colabores, o que gera custos com a rescisão, além da necessidade de novos processos seletivos e treinamento de outros profissionais. Há casos em que também ocorre um aumento de processos trabalhistas, trazendo mais gastos e gerando um clima de desconfiança.

Antes que esse quadro se instale, é importante utilizar ferramentas para identificar a satisfação dos colaboradores. A desmotivação pode ser decorrente do sentimento de baixa valorização, por falta de um plano de ascensão na carreira, pela remuneração ou mesmo pela postura e práticas adotadas pela liderança.

É necessário avaliar quais são os elementos que afetam a equipe, de maneira que a empresa e seus gestores possam mudar seu direcionamento e adotar novas condutas, de acordo com o feedback recebido dos colaboradores. Lembre-se de que a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho se reflete diretamente em seu comprometimento com os resultados do negócio.

Conheça as vantagens da pesquisa de satisfação

Ao fazer um levantamento padronizado a respeito das opiniões e impressões de sua equipe, a empresa e seus gestores conseguem detectar pontos frágeis que precisam ser revistos. Confira alguns benefícios de aplicar uma pesquisa de satisfação junto a seus colaboradores:

  • maior produtividade, já que os colaboradores se sentirão mais valorizados ao perceberem o interesse da empresa;

  • melhoria do clima organizacional;

  • redução da rotatividade, o que significa menos custos trabalhistas;

  • aumento da reputação da empresa no mercado;

  • descoberta de problemas e pontos de melhoria que muitas vezes não são evidentes;

  • otimização do trabalho do departamento de recursos humanos, que saberá quais são as ações prioritárias a serem implantadas.

Saiba como aplicar a pesquisa de satisfação

Agora que você já compreendeu a importância de contar com colaboradores alinhados aos objetivos e metas da empresa, é essencial saber de que maneira o nível de satisfação pode ser mensurado. A aplicação da pesquisa é uma das estratégias que possibilitam esse conhecimento.

A ferramenta deve ser utilizada uma vez por ano, no mínimo, mas também é interessante aplicá-la se notar indícios de que algo não vai bem. Problemas como aumento das faltas (justificadas ou não) dos funcionários, atrasos e saídas antecipadas, pedidos de demissão ou de licença médica, entre outros, são indicativos de que há algo errado, que precisa ser diagnosticado.

Para elaborar a pesquisa, é importante analisar o que pode estar afetando os colaboradores. Além de questionamentos básicos, como remuneração ou comportamento de colegas e líderes, observe se pode existir algo específico que esteja incomodando a equipe. Em caso afirmativo, aborde esse item com mais intensidade.

Fique atento: pode ser algo sutil, como a forma como a empresa lidou com uma determinada situação, a falta de transparência acerca de algum processo, o que gera insegurança, ou qualquer outro detalhe aparentemente sem importância.

Elabore um questionário

Depois dessa reflexão, é importante criar um questionário abordando todos os possíveis elementos que causam a insatisfação. As respostas ser analisadas e tratadas de forma estatística, com a ajuda de softwares específicos. Por isso, é indicado criar perguntas que demandem respostas objetivas (sim ou não), ou com múltipla escolha (deixando as opções a serem marcadas pelo funcionário).

Confira abaixo algumas sugestões de perguntas objetivas:

  • você está satisfeito com sua remuneração?

  • Você se sente valorizado pela empresa?

  • Você acredita que seus superiores avaliam seu desempenho profissional de forma adequada?

  • O ambiente de trabalho na empresa é bom?

  • Em seu ponto de vista, a empresa oferece opções de aprendizado e oportunidade de crescimento profissional?

  • Em sua avaliação, os superiores sabem delegar tarefas de maneira adequada?

Essa pesquisa também pode conter perguntas com respostas em múltipla escolha, como os exemplos abaixo:

  • em sua opinião, qual o principal problema de seu departamento? As alternativas de resposta, nesse caso, devem levar em consideração questões pontuais que possam afetar a satisfação, como sobrecarga de trabalho, falta de direcionamento, falta de transparência por parte do líder, entre outros;

  • Quais aspectos precisam ser melhorados para que você se sinta mais satisfeito no trabalho? As opções para resposta podem ser desde a melhoria salarial até a criação de um plano de carreira que possibilite o crescimento do profissional.

Esses são somente alguns exemplos de perguntas que envolvem aspectos fundamentais do ambiente corporativo. Dependendo do porte da sua empresa, quantidade de funcionários e outros detalhes, as questões podem ser adequadas e diversos assuntos abordados.

Explique a importância do trabalho para os colaboradores

Informe sua equipe sobre a pesquisa e quais os seus objetivos. É interessante que as respostas sejam anônimas, o que garantirá a sua veracidade. Afinal, o funcionário não terá receio de expor suas insatisfações se souber que não será reprimido. Também é fundamental esclarecer que a intenção do trabalho é promover a melhoria no ambiente empresarial.

A pesquisa pode ser realizada por meio de um formulário online ou outro método que preserve o sigilo e a privacidade dos funcionários. Não esqueça de estabelecer um prazo para que a respondam.

Analise os resultados

As respostas deverão ser tratadas de forma estatística, para que a empresa possa detectar quais são os pontos que precisam de melhorias. Existem softwares, como o EPA — Estratégia para Ação —, que ajudam nessa tarefa, garantindo que a metodologia seja aplicada de forma consistente.

Ao final do processo, elabore um relatório e comunique os resultados à equipe. Comece, assim que possível, a implantar melhorias nas questões apontadas. Sem dúvida, ao perceberem a nova atitude, os funcionários entenderão que a pesquisa de satisfação foi tratada com respeito pela empresa, e que os gestores estão empenhados em promover mudanças.

Entendeu a importância de ouvir os colaboradores para garantir um bom ambiente corporativo? Então, espalhe essa ideia para mais pessoas, compartilhando nosso post em suas redes sociais.

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